Johnny Rivers

Johnny Rivers

TOTALLY LIVE AT THE WHISKY A GO GO 1964

Johnny Rivers

Jô Soares e o Sexteto

Jô Soares e o Sexteto

JÔ SOARES E O SEXTETO - 2000

Kiss

Kiss

ALIVE - 1975
CD 1
CD 2

Howard Shore

Howard Shore

THE LORD OF THE RINGS
THE RETURN OF THE KING - 2003

Howard Shore

THE LORD OF THE RINGS
THE TWO TOWERS - 2002

Howard Shore

THE LORD OF THE RINGS
THE FELLOWSHIP OF THE RING - 2001

The Rolling Stones

The Rolling Stones

HOJE É DIA DE ROCK'N'ROLL

The Rolling Stones

THE KING BISUIT FLOWER HOUR - 1987
From Boogie Woody

The Rolling Stones

DIRTY WORK - 1986

The Rolling Stones

UNDER COVER - 1983

The Rolling Stones

BACKSTAGE LIMITED - 1976
CD 1
CD 2

The Rolling Stones

GOAT'S HEAD SOUP - 1973

Ídolos Caídos!

Parece que os vícios, embora não obrigatórios, são proporcionais à quantidade de ócio, de grana e, no caso especifico das celebridades, do tamanho da fama. E eles são os responsáveis pela morte, de forma prematura, de várias dessas pessoas elevadas à condição de mito, que não chegam nem na metade da expectativa máxima de vida destinada a nós, simples mortais, com o carimbo da morte impresso em nossos frágeis DNA. É claro que pobres desconhecidos que somos, também podemos ser "agraciados" por essa "dádiva" mas, essa é uma história que não dá audiência e nem rende grana para os urubus e oportunistas em eterno plantão.

E legiões desses pobres mortais fora da mídia caminham sobre o planeta, muitos, buscando a catarse redentora - pressionando, exigindo, idealizando em demasia - em um "herói", o modelo daquilo que não são - e esse "herói"é em último analise, só mais um humano - que acaba numa condição de total incapacidade em corresponder ao exigido. E esse figura tida como modelo também pode começar a pensar nele mesmo como um "deus", maior do que a soma de todas as idealizações. Junte tudo isso e teremos uma bomba relógio ambulante. No rock eles são muitos.

É simples entender, mesmo não aceitando, que aditivos proibidos ou legalizados são, foram e sempre serão, a luz ou o canto escuro onde muitos buscam justificativas para as derrotas e vitórias. Mas as celebridades também morrem de câncer e de outras doenças, de acidentes e assassinadas. O texto à seguir, não tem a intenção de ser um "tratado" sobre o assunto e, por certo, alguns nomes não estarão nesta lista mas, com certeza, os mais conhecidos. Essa é uma historia só de finais infelizes. Vamos a elas.

BON SCOTT - O AC/DC fez o seu primeiro show oficial em 1973 em Sydney, Austrália, terra natal da banda. Ronald Belford Scott, foi durante algum tempo motorista do grupo. Dave Evans era o vocal do AC/DC mas, numa noite, ele não apareceu. O ex-motorista subiu ao palco para fazer as vezes do vocal e, olhando para umas fãs que sempre acompanhavam a banda pela Austrália mas, eram fãs mais do vocalista, disse apontando para elas - "Aqueles que vieram para ver Dave Evans cantar com o AC/DC não vão conseguir isso esta noite. Ele foi despedido pela banda porque se casou". O resto é lenda!

Ronald Belford Scott virou Bon Scott e foi vocalista do AC/DC até 1980, quando morreu aos 33 anos de idade. Ele nasceu na Escócia no dia 9 de Julho de 1946. Bon bebia muito, nunca subia no palco ser ter enxugado pelo menos meia garrafa de Jack Daniel mas, nunca pipocou e junto com os riffs e a performance de Angus Young, vai ser para sempre a marca registrada do AC/DC.

Bon Scott foi encontrado morto dentro de um Renault em um estacionamento. Ele havia bebido muito e não tinha comido nada. A bílis subiu pelo estômago e bloqueou a sua traquéia. Morreu no dia 19 Abril de 1980 com apenas 33 anos de idade.

BRIAN JONES - Brian Jones foi um dos fundadores do ROLLING STONES. Ele nasceu, viveu e morreu em Cheltenhaw, Inglaterra. Brian aprendia com facilidade executar um novo instrumento, portanto, tinha intimidade com vários deles. Com o ROLLING STONES, veio a fama e muita grana mas, ele não suportou o peso dessa fama e grana e, principalmente, a pressão das drogas. Brian foi despedido do STONES no dia 8 de Junho de 1969, menos de um mês antes da sua morte.

Ele estava feliz porque havia comprado uma casa nova mas, foi encontrado morto no fundo da piscina dessa casa, nas primeiras horas do dia 3 de Julho de 1969. Até hoje a sua morte trágica é coberta de um certo mistério. Brian Jones fez parte do ROLLING STONES de 1961 até 1969. Morreu com apenas 27 anos de idade.

CLIFF BURTON - O METALLICA foi/é uma espécie de banda pós-NWOBHM (New Wave Of British Heavy Metal - nova onda do metal britânico), dentro de uma tendência que foi chamada de thrash metal. Porrada na orelha sem perdão, um baixo poderoso ajudava a conduzir o som dessa que foi uma das bandas que mais contribuíram para a cultura do metal pesado. O nome do baixista - CLIFF BURTON.

Mas, dizem que, só os bons morrem jovem. E foi o que aconteceu com o virtuoso baixista. Numa de suas incontáveis turnês , o METALLICA seguia em dois ônibus para o quarto show em Copenhague. Numa estrada deserta à 5:15 da madrugada, sem nenhum motivo aparente, um dos ônibus desviou do seu trajeto, entrou na contramão da rodovia e bateu. Nesse ônibus viajava os quatro membros do METALLICA. Cliff dormia na parte superior do ônibus e, com a batida, foi arremessado pela janela, sendo atropelado pelo próprio ônibus. Cliff Burton teve morte instantânea.

O acidente aconteceu no dia 27 de Setembro de 1986. Cliff Burton nasceu no dia 10 de Fevereiro de 1962. Morreu com apenas 24 anos de idade.
COZY POWELL - Cozy (Collin) Powell, um dos grandes bateristas da história do rock, tocou com alguns dos maiores nomes e bandas de todos os tempos. Se ao invés de Powell fosse "Power" (poder) não seria nenhum exagero! Ele tocou com o BLACK SABBATH, RAINBOW, Jeff Beck, Gary Moore, entre muitos outros. Mas Cozy gostava de velocidade.

No dia 5 de Abril de 1998, dirigindo o seu Saab 900 na M4 motorway, em Bristol, Inglaterra, perdeu o controle do veículo e bateu no guard rail que separava as pistas, entre as junções 18 e 19. Ele estava à mais de 150 quilômetros por hora. Morreu dos ferimentos em um hospital, aos 50 anos de idade.


DEE DEE RAMONE - Pouco mais de um ano após a morte do grande Joey Ramone, mais uma grande perda abalaria os fãs mundiais dos RAMONES. Quando perdemos alguém, mesmo sabendo da inevitabilidade da morte, gostamos de imaginar essa perda como uma catástrofe, como uma provação e, catástrofes e provações não acontecem todos os dias, certo? Errado.

Dee Dee Ramone nasceu Douglas Glenn Colvin em Fort Lee, Vancouver, Canadá, no dia 18 de Setembro de 1952. Baixista, Dee Dee era um dos membros fundadores dos Ramones e um dos que mais compunha na banda, da qual saiu em 1989. Depois de deixar os Ramones, passou a exercer várias atividades além da música, como pintura, literatura e filmes. Escreveu dois livros - a novela "Chelsea Horror Hotel" e a auto-biografia "Lobotomy: Surviving the Ramones". Seu último CD foi "Greatest and Latest". Em Maio de 2002, anunciou que iria lançar um novo trabalho pela Heat Slick Records, gravações ao vivo de um show que seria gravado no dia 14 de Junho no Key Club em Hollywood, Califórnia. Infelizmente ele morreu no dia 5 de Junho.

Nesse dia, Dee Dee foi encontrado morto pela sua mulher Bárbara Zampini, caído sobre um sofá, na casa do casal em Hollywood. A autópsia confirmou o que todos já imaginavam - overdose de heroína - já que, junto ao corpo, havia uma seringa hipodérmica, além de outros apetrechos ligados ao uso de drogas injetáveis. Dee Dee Ramone tinha apenas 50 anos de idade.

ELVIS PRESLEY - Elvis Presley foi encontrado inconsciente no banheiro de Graceland, a sua mansão em Menphis, hoje um lugar de "peregrinação" e grande responsável por boa parte dos cerca de 60 milhões de dólares anuais que rende a marca "Elvis Presley".

Sua carreira começou a perder força depois do divórcio com Priscila, em 1973. Gordo, começou a tomar pílulas para emagrecer mas não abandonou os velhos hábitos adquiridas como, comer em demasia e se entupir de vários medicamentos. Seu consumo diário de alimentos passava de 10.000 calorias!

Elvis ainda foi levado a um hospital, onde tentaram ressuscita-lo mas, foi em vão. Ele foi declarado morto às 15:30 do dia 16 de Agosto de 1977 no Menphis Hospital. Elvis Presley tinha apenas 42 anos.

FRANK ZAPPA - Perfeccionista, esquisito, louco, egocêntrico, gênio. Todos esses adjetivos e muitos outros são lembrados quando falamos de Frank Zappa. Ele foi um dos mais brilhantes contestadores, guitarrista totalmente diferente do contexto, com uma impressionante carreira de mais de 30 anos, mais de 50 álbuns lançados, com a banda MOTHERS OF INVENTION ou solo.

Zappa lutou durante muitos anos contra um câncer de próstata até que foi derrotado pela doença. Morreu em sua casa em Los Angeles, Califórnia, no dia 4 de Dezembro de 1993, aos 52 anos.

FREDDIE MERCURY - Um dia depois de anunciar que estava com AIDS, Freddie Mercury morreu em sua casa, cercado por amigos, na cidade de Londres. Seu corpo foi cremado três dias depois. Chamados por muitos de prima dona, por ser excêntrico e dado à esquisitices (em uma gigantesca festa para comemorar o seu aniversário, por exemplo, logo na entrada da festa, havia um anão coberto com fígado de boi sobre uma mesa). A sua banda QUEEN, foi a primeira a gravar um vídeo clipe, ou seja, um filme feito especialmente para divulgar uma música (Bohemian Rhapsosy).

Os amigos próximos a ele, mantiveram segredo da sua doença até o fim. Já muito fraco, Freddy Mercury ainda continuou gravando. Com a sua morte a banda nunca mais procurou alguém para substitui-lo, porque ele era simplesmente insubstituível. Freddy morreu no dia 4 de Novembro de 1991 aos 45 anos de idade.

GEORGE HARRISON - George Harrison era uma espécie de eminência parda dentro dos BEATLES, sempre ofuscado pela dupla Lennon-McCartney. Ganhou da mãe a primeira guitarra aos 13 anos de idade formando a banda "The Rebels", com um irmão e um amigo. No Liverpool Institute, foi convidado pelo amigo Paul McCartney para tocar em alguns shows com a sua banda "The Quarrymen". No final de 59 a banda de Paul quase não existia mais.

Em agosto daquele ano, a banda reformulada, era composta por Paul, George, Joan e Ken Brown. Em 1960, com Peter Best no lugar de Ken, a banda tem um novo nome "THE BEATLES". Depois entrariam John Lennon e Ringo Star. Os BEATLES acabou em 1969. George seguiu carreira solo, assim como os demais membros da banda. No final dos anos 90 foi diagnosticado um câncer na garganta de George Harrison. Os tratamentos não surtiram efeito e a doença se espalhou. No dia 29 de Novembro de 2001, morria mais um Beatles em um hospital de Los Angeles. George nasceu no dia 25 de Fevereiro de 1943. Morreu com 58 anos de idade.

JANIS JOPLIN - Janis Joplin morreu menos de um mês após a morte de Jimi Hendrix e em situação semelhante. Ela foi encontrada morta no seu quarto no Landmark Hotel, em Los Angeles, por overdose de heroína quase pura.

Janis era de Austin, Texas. Foi considerada a dama branca da música negra, ou seja, o Blues. As coincidências com Jimi Hendrix não param nas circunstâncias da sua morte, assim como o herói da guitarra, teve carreira meteórica, durou menos de quatro anos. Ela foi cremada e as suas cinzas foram espalhadas na costa da Califórnia. Janis Joplin Morreu no dia 9 de Agosto de 1970 com apenas 27 anos.

JERRY GARCIA - Jerry Garcia era líder do alucinado GREATFULL DEAD. Os shows da banda eram movidos à drogas lisérgicas e duravam várias horas (alguns, mais de 5 horas!). Vários outros membros da banda, morreram com idades bem inferiores a de Jerry Garcia. Ron MacKernan (Pigpen) morreu no dia 8 de Março de 1973 com 27 anos de idade; Keith Goldchaux, em 23 de Julho de 1980 com 32 anos; Brent Myland, no dia 27 de Julho de 1990 com 38 anos.

"Dead Heads" era um grupo de fãs fanáticos que seguia a banda por todos os lugares onde ela se apresentasse. Nem é preciso dizer que, igual a banda, esses fãs também eram movidos pelas mesmas drogas lisérgicas. Durante 28 anos de carreira, o Greatfull Dead Lançou 31 álbuns. Assim como outras grandes bandas do passado fora de atividade, ela continua sendo adorada e cultuada no mundo inteiro.

Jerry Garcia morreu de um ataque cardíaco no dia 9 de Julho de 1995 na "Serenity Knolls Substance Abuse Clinic" (uma clínica para tratamento de abusos de droga) , na Califórnia. Parte das cinzas de Jerry Garcia foi jogada no rio Ganges, 265 quilômetros ao norte de Nova Deli, Índia, no dia 4 de Abril de 1996. O dia 4 de Abril é conhecido na Índia, como o dia do aniversário de Buda. Também nesse dia, Buda alcança o nirvana e escapa do círculo sem fim das reencarnações, segundo o budismo. A cerimônia com as cinzas de Jerry Garcia, teve inicio após uma eclipse total da lua, entre 4:30 e 6 horas da manhã. O restante das cinzas foi jogado na Bahia de São Francisco, na manhã de 15 de Abril de 1996.

Jerry Garcia morreu no dia 9 de agosto de 1995, com 53 anos de idade.

JIMI HENDRIX - Tem um filme muito legal sobre Jimi Hendrix - não sei se pode ser encontrado em locadoras - que foi apresentado no canal 61 da NET em Abril de 2003. O nome do filme é HENDRIX, é muito bem feito, o ator que interpreta o guitar heroe é perfeito, contando toda a trajetória do maior guitarrista de todos os tempos (para quem não concorda, pelo menos o mais inventivo), até a sua morte.

A carreira meteórica desse mago da guitarra durou menos de três anos. Cercado de alguns amigos e muitos oportunistas, aquela raça incompetente que vive na sombra do sucesso alheio, a vida de Jimi Hendrix era na verdade um inferno. Cercado por todos os lados, inclusive pelo grupo político Panteras Negras, que cobrava dele um "posicionamento mais engajado" em relação à sua causa. Hendrix vivia um misto de tristeza e desespero - com pequenas pausas de felicidade - buscando refúgio nas drogas, todas elas, em quantidades cavalar.

Jimi Hendrix morreu sufocado pelo próprio vômito, em virtude de uma overdose de barbitúricos, no dia 18 de Setembro de 1970, com apenas 27 anos de idade.

JIM MORRISON - James Douglas Morrinson nasceu no dia 8 de Dezembro de 1943 em Melbourne, na Flórida. THE DOORS era uma banda de faculdade movida pelos longos textos e a performance alucinada de Morrinson. As prisões por desacato e comportamento "obsceno" foram constantes na sua vida, num tempo de muito álcool e drogas.
Morrison foi encontrado morto em uma banheira na manhã do dia 3 de Julho de 1971. No dia anterior, Morrison e a namorada (?) Pamela Courson assistiram um filme, retornaram ao seu apartamento e foram para a cama. Jim Morrison acordaria horas depois, reclamando de dores no peito, decidindo tomar um banho de banheira. Na manhã do dia 3 de Junho, Pamela acordou e viu que Jim ainda estava na banheira. Foi verificar o que estava acontecendo e descobriu que ele estava morto.

Uma parada cardíaca foi diagnosticada como a responsável pela sua morte mas, houve especulações sobre um coágulo devido a uma doença respiratória. Esse coágulo teria entrado na sua corrente sanguínea causando a parada cardíaca, enquanto ele tomava banho. Também que ele teria morrido de overdose, que teria usado heroína pensando que era cocaína. Não existem provas dessa versão e nunca foi feito uma autópsia no corpo de Jim Morrison. Qualquer "teórico de conspirações", encontra na morte de Jim Morrison, um vasto campo para exercer as suas "teorias". Tinha 28 anos quando morreu.
JOE STRUMMER - Filho de diplomata, Joe Strummer nasceu Mellor Strummer em Ancara, Turquia. Estudou em escola pública e sempre foi uma referência para os amigos, pela sua postura firme e resoluta em todos os temas. Foi um dos membros fundadores do THE CLASH, que dispensa qualquer tipo de comentário, inspiração para incontáveis bandas ao redor do planeta. Sempre esteve envolvido (e também o CLASH) em causas em defesa da liberdade, contra qualquer injustiça em qualquer lugar do mundo. Depois do CLASH, seu último grupo foi "JOE STRUMMER AND THE MESCALEROS.

Um mês antes da sua morte, Joe havia feito uma turnê com a nova banda. Morreu em casa de complicação cardíaca no dia 22 de Dezembro de 2002, o que tornou muito triste o Natal dos fãs no mundo inteiro. Tinha apenas 50 anos de idade.

JOEY RAMONE - Numa época em que as bandas cresceram muito e viraram "mitos", surgiu o punk rock. Porem, não era só música, além dela, importava muito a atitude. Mas essa história já é por demais conhecida, assim como a história dos RAMONES. Banda de 76, com certeza, o protótipo acabado, no bom sentido, do som e do comportamento que seriam disseminados pelo mundo inteiro. Como front man, - Jaqueta preta e calças idem, rasgada nos joelhos; cabelos longos cortados em franja e óculos escuros - um pálido, alto e magro vocalista chamado JOEY RAMONE, um dos membros fundadores.

Para a tristeza dos milhões de fãs em todo o planeta, a banda "acabou" em 1997 com o lançamento do último disco de estúdio chamado "Adios Amigos", titulo apropriado para uma banda que tinha legiões de fãs e amigos nos países de língua hispânica e nesse "enclave" latino americano de língua portuguesa chamado Brasil. Mas o pior ainda estava para acontecer.

Joey Ramone há muito lutava contra um câncer no sistema linfático. Várias internações e tratamentos intensivos não foram suficientes para livrá-lo da doença. Então, no dia 15 de Abril de 2001, Joey perdeu a sua última batalha. Jeffrey Hyman, seu nome de batismo, nasceu no dia 19 de Maio de 1952 em Forest Hill, Nova York, EUA. Tinha apenas 49 anos de idade.

JOHN BONHAM - John Bonham nasceu em Redditch, Inglaterra em 31 de Maio de 1948. Ganhou a primeira bateria quanto tinha 10 anos e tocou pela primeira vez em uma banda ainda na escola secundária, a TERRY WEB AND THE SPIDERS. Foi baterista de várias outras bandas locais mas, aos 18 anos conhece o vocalista Robert Plant, com quem vai tocar na BAND OF JOY.



Bonzo, como era chamado pelos amigos e depois pelos fãs, depois do fim da Band of Joy, é apresentado, numa noite, a um guitarrista chamado Jimmy Page. Jimmy havia recrutado Robert Plant para a sua nova banda THE NEW YARDBIRDS e Robert Plant já havia falado de John Bonham para ele. Convidado, Bohan aceita entrar para essa nova banda e o TNY estava formado. Keith Moon, baterista do THE WHO, diz sobre a TNY, que ela "iria em frente como um "Zeppelin de chumbo (LED ZEPPELIN)". Então, The New Yardbirds vira LED ZEPPELIN e , sem exagero, conquista o mundo.

Em uma festa no dia 24 de Setembro de 1980, Bonzo, conhecido como um bom bebedor, toma 40 doses de vodka em 4 horas! Levado pra casa por um roadie do LED ZEPPELIN, vomita, inconscientemente, a noite toda e se afoga no próprio vômito. Na manhã do dia seguinte, 25 de Setembro, é encontrado morto por John Paul Jones, baixista do LED ZEPPELIN. John Bonham, o magnífico Bonzo, Foi enterrado no dia 10 de Outubro e o LED ZEPPELIN acabou em Dezembro. John Bonham morreu coma apenas 32 anos de idade.

JOHN LENNON - Desculpem a primeira pessoa mas, eu me lembro do dia em que John Lennon foi assassinado. Melhor, do dia seguinte. Eu trabalhava numa empresa na Mooca, Bairro conhecido e tradicional de São Paulo. Não ouvi nada nos noticiários noturnos, até onde eu me recordo mas, nas bancas de jornais próximas ao meu ponto de ônibus desse dia seguinte, os jornais traziam o assassinado de John Lennon como matéria principal. Uma semana mais ou menos depois, saiu uma entrevista exclusiva, a última, dada à revista Playboy, e um compacto com a gravação original dessa entrevista encartado. Tenho até hoje.

John foi o rebelde dos Beatles (1963-1970), onde desempenhou um papel fundamental. Nasceu em Liverpool, Inglaterra e começou a se envolver com música nos anos 50. Com o fim dos Beatles, levou adiante uma sólida carreira solo. No dia 8 de Dezembro de 1980, John e sua mulher Yoko retornavam para o edifício Dakota, onde moravam, em Nova York. Quando estavam próximos da entrada do prédio, John foi atingido nas costas por cinco tiros disparados por Mark David Chapman, um nerd idiota em busca da pior das famas. Foi socorrido mas, quando deu entrada no hospital Roosevelt, já estava morto. Como toda lenda, suas músicas e atitudes permanecem. Tinha 40 anos quando foi assassinado.

KEITH MOON - Keith Moon nasceu no dia 23 de Agosto de 1946 em Wembley, noroeste de Londres. Ainda jovem tocou em uma banda chamada BEACHCOMBERS, que se apresentava no mesmo circuito local de uma outra banda chamada DETOURS, embrião do THE WHO.

Já como THE WHO, a banda passou a ter problemas com o seu baterista Dougie Sandom, que foi demitido e um baterista de estúdio foi convocado para tocar nos shows já marcados. Em um desses shows, um bêbado se aproximou do palco e disse que o seu amigo tocava melhor que o baterista de estúdio. O amigo baterista era Keith Moon, que passou a tocar com a sua banda BEACHCOMBERS e com o THE WHO, até que abandonou a primeira por completo. Keith Moon tinha 18 anos quando isso aconteceu.

Tretas com o vocalista Roger Daltrey, expulsaram Keith da banda, que criticava na cara dura alguns trabalhos do THE WHO mas, ele voltaria logo em seguida . Keith Moon morreu no dia 7 de Setembro de 1978, devido ao uso abusivo de remédios para dormir. Nessa época, Keith tentava se recuperar do alcoolismo. Tinha apenas 32 anos de idade.

KURT COBAIN (1967-1994) - KURT COBAIN, l�der do NIRVANA, deu fim � pr�pria vida com um �nico tiro de rev�lver num pequeno quarto debaixo da sua garagem, na sua casa em Seattle. Na aut�psia foram encontradas Hero�na e Valium na sua corrente sangu�nea. Mas o hist�rico de drogas na vida de Kurt come�ou na d�cada de 60. Na inf�ncia ele era considerado uma crian�a superativa, do tipo que n�o consegue se concentrar, por exemplo, em uma simples aula. Como aconteceu com milhares de crian�as, uma droga chamada Ritalin foi receitada para o seu "problema". Retalin � uma anfetamina que age como tranq�ilizante nas crian�as e esta colocada na mesma categoria de drogas como �pio,coca�na e morfina. Os efeitos colaterais s�o terr�veis - falta de apetite, perda de peso, incapacidade de se manter acordado, palpita��es, sonol�ncia, dores nas juntas, n�usea, dores no peito e no abd�men. Pode causar alucina��es e aumenta comportamentos bizarros e anormais. E pode levar os usu�rios a utilizarem outras drogas. No caso de Kurt Cobain ocorreram v�rios dos efeitos colaterais, inclusive uma dor no est�mago que o perseguiu a vida inteira e pode ter sido um dos motivos que o levaram ao suic�dio. J� que n�o conseguia dormir (um dos efeitos colaterais) a ele foi receitado tamb�m sedativos. Anos e mais anos de Ritalin tamb�m prejudicaram a sua curvatura da espinha, piorada com o peso da guitarra. Finalmente, das drogas "legais" para as drogas "de rua", foi um pulo. Kurt era viciado em hero�na. Kurt era uma esp�cie de porta-voz de uma gera��o desesperada, nem sempre com raz�o, que via nele e nas suas m�sicas, imagem e semelhan�a. Era o "drogado" que, tamb�m, vendia milh�es de discos e ajudava a enriquecer a ind�stria fonogr�fica (ou seria pornogr�fica?). Em um show no Brasil, Kurt simplesmente esfregou o, digamos, p�nis numa c�mera da Rede Globo al�m de quebrar equipamentos, que sempre acontecia nos shows do Nirvana. Quando a situa��o com as drogas ficou por demais desesperadora, a sua mulher Courtney Love e v�rios amigos, o internaram em uma cl�nica para dependentes. Trinta e seis horas ap�s ter sido internado, Kurt fugiu e deu fim na pr�pria vida no quartinho citado.

MARC BOLAN - Marc Bolan era o cérebro à frente da glitter band T.REX. Marc Bolan era casado com Gloria Jones, com quem teve um filho, mas eles nunca se casaram. No dia 16 de Setembro de 1977, Marc e Gloria voltavam para casa, com Gloria no volante, quando ela bateu em um velho carvalho, ferindo-se gravemente e matando Marc Bolan, assim como também a banda, TYRANOSSAURUS REX.

PHIL LYNOTT - O THIN LIZZY foi formado em 1970 e é influência declarada de muitas bandas, METALLICA , por exemplo. Como front man, a banda tinha o Baixista, letrista e vocalista Phil Lynott, nascido em Dublin, Irlanda, no dia 20 de Agosto de 1951. "Boys Are Backing Town", a música mais conhecida do grupo e obrigatória em qualquer seleção de clássicos de todos os tempos, foi regravada várias vezes. Assim como muitos gênios de vida curta, Phil tinha sérios problemas com drogas.

Philip Lynott perdeu essa batalha no dia 4 de Janeiro de 1986. Ele foi internado na noite de Natal numa unidade de tratamento intensivo, logo depois de ter saído de uma clinica de tratamento para dependentes de drogas e álcool. Phil Lynott morreu de deficiência cardíaca e pneumonia, com apenas 34 anos de idade.

RANDY RHOADS - Uma pergunta feita constantemente sobre um grande músico que morre muito jovem é - o que ele estaria fazendo hoje se estivesse vivo? Randy Rhoads, certamente, é um desses músicos fantásticos que suscita esse tipo de pergunta mas, infelizmente, sem nenhuma resposta possível.

Randy Rhoads foi cúmplice insubstituível em muitas das excelentes músicas de Ozzy Osbourne. Quem não se lembra, por exemplo, do magnífico solo na música "Mr. Crowley"? E ele, simplesmente se juntou à Ozzy sem nenhuma audição. Mas, a maldição das aeronaves, responsável pela morte de vários grandes artistas, também atingiu esse magnífico músico.

Randy viajava em um Beechcraft Bonanza, quando a aeronave caiu matando alem dele, o piloto Andrew Aycock (36 anos) e a cabelereira do grupo, Rachel Younblood (58 anos). O acidente ocorreu no dia 19 de Março de 1982. Randy Rhoads tinha apenas 25 anos de idade.

RITCHIE VALENS - Ritchie Valens nasceu no dia 13 de Maio de 1941 em Pacoima, subúrbio de Los Angeles. Foi o primeiro mexicano-americano a ser reconhecido nacionalmente nos Estados Unidos. Entre aqueles que conseguiram o estrelato, Ritchie parece ser aquele que morreu mais novo. Ele morreu no dia 3 de Fevereiro de 1959, no meio-oeste americano. Morreram também no mesmo acidente, Bud Holly e "The Big Bopper" J.P. Richardson.

A sorte de Ritchie foi decidida em uma moeda. Quem deveria estar no avião com Buddy e "Bopper" era Tommy Allsup. Ritchie convenceu Allsup a decidir a vaga na cara ou coroa (heads or tails em inglês). Ele era "heads" e deu "heads". Quem pilotava o avião era Roger Peterson, com apenas 21 anos, numa noite em que nevava muito e ele não tinha experiência em vôos com instrumentos em condições ruins. A queda pode ter ocorrido devido a leitura errada do giroscópio, Roger pode não ter percebido que o avião estava descendo e não subindo. A queda foi aproximadamente às 9:35 da manhã, jogando os passageiros do avião à dezenas de metros do choque.

Ritchie Valens nasceu Ritchie Valenzuela. Seu maior clássico foi "La Bamba", típica música mexicana, regravada por ele numa roupagem totalmente nova e revolucionária para o seu tempo. Morreu com apenas 17 anos de idade.

RONNIE VAN ZANT, STEVEN GAINES e CASSIE GAINES - LYNYRD SKYNYRD é uma banda sulista americana até os ossos. Ainda hoje usa a bandeira dos confederados sulistas da Guerra Civil Americana, que teve a vitória do norte. Mas as letras da banda não tem nada de preconceituoso. Ela foi descoberta em 1972 pelo fundador do BLOOD SWEAT AND TEARS, Al Kooper, que conseguiu um contrato com o grupo para o seu selo de blues. O maior sucesso da banda até hoje é a música "Free Bird", do primeiro álbum "Pronounced Leh-Nerd Skin-Nerd". Em 73, a banda abria os shows do THE WHO, na turnê do disco "Quadrophenia" à convite do fã, o guitarrista Peter Townshend.

Mas uma tragédia abalou o grupo no dia 20 de Outubro de 1977, apenas cinco anos após ter sido descoberto por Al Kooper. O avião Convair 240 que transportava a banda, caiu em um pântano em Gillsburg, Mississipi, matando Steve Gaines, a irmã Cassie Gaines e Ronnie Van Zant, além de Dean Kilpatrick, empresário da banda e, ferindo com gravidade, o restante do grupo. Allan Collins, que sobreviveu ao acidente, morreu de pneumonia no dia 23 de Janeiro de 1990.

RORY GALLAGHER - Rory Gallagher era irlandês, guitarrista, letrista e vocalista, nascido no dia 2 de Março de 1948. Ele combinava a genialidade do músico, principalmente como guitarrista, com as qualidades de um grande ser humano. Durante mais de 30 anos de carreira, vendeu 30 milhões de discos e era adorado por uma legião mundial de fãs. Rory Gallagher morreu em Londres no dia 14 de Junho de 1995, por complicações em decorrência de um transplante de fígado. Tinha 47 anos de idade.

ROY BUCHANAN - Roy Buchanan, conhecido como "o melhor guitarrista desconhecido do mundo", mestre da Fender Telecaster, era parte importantíssima de qualquer publicação sobre grandes guitarristas no início dos anos 70. Roy deu uma parada na sua carreira e, quando parecia que ia voltar, aconteceu.

Depois de uma briga familiar, foi preso em Reston, Virginia. Roy Buchanan foi encontrado morto numa cela da delegacia para onde foi levado, enforcado na própria camiseta, no dia 14 de Agosto de 1988. Sua morte é coberta de mistérios e muitos não acreditam na tese de suicídio. Tinha 48 anos de idade.

SID VICIOUS - Quem olhar hoje para o que restou do visual punk dos primeiros dias, vai perceber que todos se parecem com SID VICIOUS (o visual, é claro!). Chapado 24 horas por dia, Sid disputava com Johnny Rotten as atenções dos palcos por onde passava o SEX PISTOLS, referência mundial entre as bandas que criaram o conceito do que é "ser punk".

Uma fã acabou virando namorada de Sid Vicious. Seu nome era Nancy Spungen, para muitos, a YOKO do punk rock. Sid passou a se chapar mais ainda com Nancy e vice-versa. A relação foi se complicando até que no dia 12 de Outubro de 1978, no quarto 100 do hotel Chelsea em Londres, Sid interrompeu essa relação tempestuosa matando Nancy com um canivete. Quatro meses depois, no dia 4 de Fevereiro de 1979, ele daria fim a própria vida. Sid Vicious tinha saído do SEX PISTOLS um ano antes. Morreu com 21 anos de idade. "O Lixo e a Fúria" é um ótimo documentário sobre os Pistols, com entrevistas exclusivas com os remanescentes da banda e inclusive, com SID VICIOUS.

STEVE RAY VAUGHAN - STEVE RAY VAUGHAN foi um digno herdeiro de Jimi Hendrix. Explosivo guitarrista de blues, Steve sabia usar como ninguém , alias, como o próprio mestre, o primeiro nessa arte, os pedais de efeito. Steve era íntimo do blues de linhagem texana, o que seria óbvio para quem nasceu no Texas mas, não é bem assim.

Nascido em Dallas, era irmão mais novo de Jimmy Vaughan da banda THE FABULOUS THUNDERBIRDS. E foi ouvindo os velhos vinis do irmão (B.B. King, Albert Collins, entre outros), que Steve tomou gosto pelo blues e pela guitarra. Em 1975, muda-se para Austin, também no Texas, onda forma a banda de blues The Cobras. Em 77 a sua nova banda chama-se Triple Threat. Em 81, Double Trouble.

Eles se apresentam na Suíça no Montreux Jazz Festival, onde são assistidos por David Bowie que convida Steve para participar do seu disco "Let's Dance". "Texas Flood" de 83 é o primeiro álbum do Double Trouble e vende 500.000 cópias e concorre ao Grammy em duas categorias. O Grammy viria em 84 com o álbum "Blues Explosion".

Mas o tempo conspirava contra o grande mestre do blues. No auge da carreira, reconhecido mundialmente, no dia 27 de Agosto de 1990, Steve Ray Vaughan morre num desastre de helicóptero com mais quatro pessoas, próximo de East Troy, Wiscosin, com apenas 35 anos de idade.

WENDY ORLEANS WILLIANS - PLASMATICS, de plasma, sangue, era a banda de Wendy Orleans Willians. No disco de 1980 "New Hope For the Wretched", a foto da capa mostra a banda ao redor de uma piscina e um desses carros tipo "banheira", adorado pelos perdulários americanos, com a frente mergulhada na piscina citada. Sobre o teto dessa "banheira", com os pés apoiados na janela do lado esquerdo, WOW, com a sua marca registrada - fita isolante preta cobrindo apenas os bicos dos seios. WOW é descrita no set da banda como - vocal, moto-serra, metralhadora e saxofone.

Mas o Plasmatics desapareceu e, aos poucos, Wendy também sumiu da mídia. Aquela que foi considerada a "rainha do rock shock" não podia simplesmente se contentar com uma vida "simples". Nos últimos anos antes da sua morte, ele viveu em Storrs, Connecticut, trabalhando com reabilitação de animais, mostrando que por detrás daquela mulher aparentemente rude, existia uma criatura sensível.

Wendy Orleans Willians foi encontrada morta em um bosque próximo da sua casa, no dia 6 de Abril de 1998 pelo ex-empresário e companheiro de longa data, Rod Swenson. WOW cometeu suicídio usando uma arma de fogo. Tinha 48 anos de idade.

Conclusões...

Como em toda história ou estória, a palavra "Fim" deveria ser a última deste texto, indicando que o proposto foi concluído. No entanto, isso não vai ser possível porque, este texto vai estar sempre inacabado. Mas o sentido de tal palavra, ele sim, esta presente em todas as tristes histórias contadas acima. Mas não na herança deixada pelos seus autores!